Lentes de contacto e psicologia

A correcção da graduação por meio das lentes de contacto, oferece benefícios imediatos a crianças e adolescentes porque dá satisfação com a correcção visual, aumenta a socialização e auto-estima, melhora o rendimento escolar e desportivo e melhora a aceitação entre os amigos.

A não aceitação dos oclusores e os problemas de dermatite, nos casos de tratamento da ambliopia é um problema que afeta a muitas crianças. Como alternativa aos oclusores, estão as lentes de contacto, melhorando não só a felicidade da criança (porque não tem algo incomodo e não natural na sua cara, diminuindo as discussões com os pais ao tirarem o oclusor) mas também leva, a que o tratamento da ambliopia seja mais efectivo. A criança sente-se mais satisfeita, a socialização com os colegas e o desempenho escolar aumenta drasticamente ao não sentir-se diferente e ser alvo de gozo por outras crianças.

Nos casos de graduações elevadas, o uso de lentes de contacto leva ao aumento do campo visual e da acuidade visual, melhorando também o rendimento escolar.

A eleição do uso de lentes de contacto vai depender nestes casos se a criança sofre ou sente-se incomoda com o uso de óculos ou oclusores e dos profissionais (Optometrista/Oftalmologista e psicólogo).